domingo, 6 de julho de 2008

Operação Robin Hood

A idéia é genial. Uma empresa que quer fazer propaganda de seus produtos entra no site do Google Adsense e cadastra o seu site. Então, ela diz ao google quanto quer pagar a ele por cada pessoa que visitar o seu site através dos seus links de propaganda. De acordo com tal quantia, o Google distribui pelos sites participantes da rede Adsense o tal link de propaganda. Quanto mais a empresa paga, mais frequentemente a propaganda aparece. E os proprietários dos sites onde tais propagandas são postas recebem uma pequena parcela por cada clique realizado em seu espaço. Palavras chaves são escolhidas pela empresa, de maneira à propaganda dos produtos aparecem em sites que possuam um conteúdo relacionado. BINGO, você desbanca a Microsoft no quesito propagandas virtuais.

Agora uma análise sobre a minha experiência com o Adsense. As propagandas mais frequentes que aparecem por aqui são aquelas de "empresas" que prometem trazer de volta uma pessoa que te deu um pé na bunda em 24 horas através de meios paranormais ou então aquelas que se oferecem para controlarem sua mente e sua vida a partir de uma "pequena" parcela do seu salário. Considerando o preço de tais anúncios, para serem mais frequentes no meu blog do que o anúncio de livrarias, lojas especializadas em tecnologia, ou qualquer outra coisa, eu suponho que tais empresas são extremamente lucrativas (apesar dos infindáveis erros de português no primeiro site). Por isso estou lançando uma campanha no melhor estilo Robin Hood. Você que possui uma mente bem formada, crítica, consciente, sempre que vir um anuncio desses CLIQUE SEM PARAR nos mesmos. Você estará ajudando a distribuir um pouco da renda roubada da classe menos esclarecida para as mãos da classe mais esclarecida, porém ainda assim escrava dos "powers that be". Considerando o preço que cada anúncio custa a eles, talvez consigamos diminuir a influência de tais empresas medievais no mundo virtual e (quem dera) mais esclarecido.

E, de quebra, incentivar a emergente classe dos blogueiros deste País. A livre circulação de idéias e a liberdade de expressão e de pensamento agradecem. =)

Nenhum comentário: