terça-feira, 10 de junho de 2008

Pipoca e celular, que programa legal...

Quem nunca teve uma premonição de que estava prestes a receber uma ligação em seu celular ao ouvir aqueles ruídos característicos causados em caixas de som ligadas nos arredores ? Um pouco de reflexão baseada em princípios básicos sobre ondas eletromagnéticas nos sugerem a teoria de que tais sons são gerados pelo celular que, ao detectar que a rede de telefonia o está procurando, emite um sinal que diz mais ou menos o seguinte: "estou aqui, pronto para receber a ligação. Sintam-se livres para realizar uma triangulação com este sinal eletromagnético intenso que estou emitindo de maneira a me localizarem espacialmente e iniciarem a chamada telefônica propriamente dita". Tal sinal interfere com o campo magnético gerado pela bobina da caixa de som, gerando assim os famosos barulhinhos de "ligação ou sms sendo recebidos".

Isto posto, vamos à parte divertida do presente post:



Como diabos ?! Magia negra ? Meditação ? Golpe de marketing para promover a recente tecnologia G3 ? A Folha Online diz que especialista disse ser impossível tal fenômeno. Especialista diz a conceituada revista de tecnologia ser impossível estourar pipoca utilizando as vibrações sonoras de suas campanhias (o quão especialista você precisa ser para sacar isso ?). E a pergunta fica no ar... Terão os cinemas mais um motivo para proibirem o uso de celulares durante as sessões ao sentirem ameaçadas o seu monopólio de venda de pipoca ? Embusteiros do século XXI levarão escondidas em seus bolsos saquinhos de pipoca de microondas para serem secretamente preparadas pelo seu IGoogle-Phone no meio de uma sessão de Piratas do Caribe IX ?

Bom... uma possibilidade que deixou de ser levantada pelo especialista em questão (ou talvez que tenha deixada de ser mencionada pelo repórter) é a que o mesmo pulso eletromagnético que gera barulhinhos engraçados no seu fone de ouvido quando você recebe um sms seja o responsável por tal fenômeno. Sabemos que a microondas que aquecem as moléculas de água dos alimentos, como por exemplo aquelas responsáveis pelo "estouro" da nossa amiga pipoca, diferem dos outros tipos de onda apenas pela sua frequência, de uma maneira análoga a qual diferentes notas musicais diferem entre si. As microondas seriam mais "graves" do que as ondas de rádio utilizadas pelos celulares, por exemplo. No entanto, sabemos também que instrumentos musicais se utilizam de diferentes arranjos de caixas ressonantes para transformarem uma perturbação física causada pelo músico, como um sopro ou uma dedilhada, numa nota específica com uma determinada frequência. Assim sendo, não será a configuração de quatro aparelhos de celular mostrada no vídeo um análogo de tais caixas ressonantes ? Uma configuração que transformam os pulsos localizadores dos celulares numa onda eletromagnética com a mesma frequência de uma microonda, ou seja, uma legítima microonda ? E tal onda não terá energia o suficiente para realizar o trabalho de aquecer as moléculas de H2O das nossas amigas estouradinhas ?

Como tudo o resto na ciência, apenas a experimentação poderá comprovar nossa hipótese.

Alguém se habilita ? =P



Postem seus relatórios científicos, impressões pessoais, notas de laboratório ou coisas que o valham nos comentários. A Ciência Pipoqueira agradece. =)



update (16:58) : Tudo indica se tratar de alguma espécie de campanha publicitária que pretende envergar as leis da física. Uma análise mais cuidadosa do suposto fenômeno (desta vez levando em conta as ondas eletromagnéticas, e não apenas as sonoras) pode ser encontrada aqui.
Agradeço a Fernando Henrique "Presidente" e Paula da Luz (sim, são a MESMA pessoa !) pelo link e pelo relato de uma tentativa mal-fadada de repetir o experimento.

Mais um exemplo de como o empirismo (experimentação) e as análises teóricas devem caminhar sempre juntas para alcançarmos um avanço no nosso entendimento sobre o mundo que nos cerca, mundo este que inclui as campanhas de marketings dissimuladoras e apelativas.

3 comentários:

marisa disse...

A principal contribuição de Marx ao analisar o sistema capitalista, é o seu conceito de ALIENAÇÃO:"processo ligado essencialmente à ação,à consciência e à situação dos homens,e pelo qual se oculta ou se falsifica essa ligação de modo que apareça o processo(e seus produtos)como indiferentes,independentes ou superior aos homens,seus criadores.Falta de consciência dos problemas políticos e sociais"
Por isso devemos ser críticos sempre,dialéticos, e usar sempre a DÚVIDA,como motor de nossas consciências.
Pessoalmente não abro mão jamais de minhas idiossincrasias tão pessoais,da minha capacidade de escolha,de meus gostos,não abro mão de ser eu mesma,e não quero ser uma coisificada(torna-se coisa, objeto)pelo consumismo sem sentido e impessoal.

Diogo Melo disse...

Pois é... aposto que as fabricantes dos celulares que aparecem nesses inúmeros vídeos (existem mais do que esses dois que mostrei.. parece que o primeiro foi feito no japão) pagaram uma nota para os organizadores de tal "brilhante estratégia de marketing".


Hmmm... ou quem sabe alguma marca que NÃO apareça pagou para não ter seu produto associado a um possível perigo de pipocar o cérebro do usuário...


Me pergunto até quando os grandes poderes (The powers that be) continuarão se utilizando de uma estratégia tão rudimentar, o medo, para encherem o reto de dinheiro.

Talvez isso role até a população em geral alcançar um nível maior de entendimento, conscientização e um nível menor de "alienação".

Marx tem os seus momentos né ? rs

Presidente - Fernando Luz disse...

Então...

Foi feito diversas tentativas, onde uma hora se cogitou até utilizar celulares de uma mesma operadora... Sem sucesso nenhum...

Mas.... um outro tipo de coisa q poderia ser feito, eh tentar o teste, e se não conseguir, provar fazendo um teste de forma q pareça verdadeiro... uma forma de provar q pode ser fake....

O q vc acha?

Abrações