segunda-feira, 2 de junho de 2008

Carta de cima...




"Meu filho Jesus é a representação exata de quem sou. Ele veio para demonstrar que eu estou contigo, e nao contra ti. Jesus morreu para que você e eu pudéssemos nos reconciliar. Sua morte foi a expressão suprema do meu amor por você. Eu desisti de tudo que amava para que pudesse ganhar o seu amor... "


Hmmm... O que eu aprendi na aula de história foi que o decadente império romano assassinou Jesus por causa das suas mensagens de amor, que contrariavam o regime político da epoca. Mais tarde, o regime político se apropriou de alguns livros da bíblia, proibiu outros (falam do "INDEX" nas igrejas ?) e criou o cristianismo para apoiar seu novo regime. Se imaginarmos as palavras de tal carta serem ditas pela boca de um senhor feudal, de um faraó egípcio, de um ditador qualquer da história, podemos entender um pouco como as pessoas se deixaram ser escravizadas ao longo da história em troca de algumas palavras reconfortantes cuidadosamente selecionadas e desvirtuadas (quem duvida, tente imaginar Jesus Cristo pedindo para seus seguidores que entregassem o salário inteiro deles em troca de uma parábola, ou que condenasse ao inferno um praticante do budismo. Ao dizer "atire a primeira pedra aquele que nunca tenha pecado", será que o messias se referia apenas ao pecado da prostituta ? Ele mesmo não atirou a primeira pedra, atirou ?). Jesus, em seu tempo, lutava contra a idéia do Deus tirânico, vingativo, que condena aqueles que não seguem suas ordens (ou seja, ordem dos ditadores) ao inferno. Os ditadores conseguiram crucificá-lo, alterar suas palavras para fazerem as pessoas seguirem JUSTAMENTE o que Jesus Cristo lutava contra. Isso que eu chamo de propaganda e marketing e advocacia do diabo, o resto é brincadeira de criança...

Nenhum comentário: