terça-feira, 17 de junho de 2008

Brasil disparando na frente ?!

Pois é... Com a atual crise financeira (e talvez queda do império?) dos Estados Unidos, o mercado está mais do que nunca de portas abertas para economias emergentes. O Brasil, com suas riquezas naturais (como a segunda maior descoberta de bacias de petróleo e óleo nos últimos 20 anos, realizada na baixada santista e o potencial hidráulico da bacia amazônica, que começará a ser melhor utilizado em 2012, quando uma das maiores represas hidreelétricas do país entrará em funcionamento) e seu povo alegre e hospitaleiro (pra não mencionar o turismo sexual, mais famoso ao redor do mundo que nossos jogadores futebolescos) é um candidato à altura para competir com outras potências emergentes como a China e a Índia. Mas quem diria que iríamos disparar na frente de tal corrida ? Do ano de 2006 para 2007 o índice da Bovespa teve um aumento surpreendente de 71%, disparando na frente de Índia. E tudo isso acontecendo enquanto a economia americana despencava vertiginosamente em direção ao térreo. Eis alguns exemplos de números animadores:

102 bilhões de dólares: Comércio entre Brasil e China em 2007.
46%: Aumento percentual do comércio entre Brasil e China de 2006 para 2007.
20% e caindo: Fatia das exportações do Brasil, Argentina, Chile e Peru reservadas ao Tio Sam (EUA).

Veja o que os gringos estão comentando sobre a recente emergência do nosso mercado !

É... O planeta Terra e o Greepeace agradecem a queda do imperialismo norte-americano. Resta a nós, brasileiros, sabedoria para administrarmos com responsabilidade todo esse novo poder econômico e não acabarmos com uma parcela significativa dos recursos naturais que ainda restam à nossa Mãe Gaia.

"Verais que um filho teu não foge à luta..."

E depois de tais boas notícias, um videozinho para nos lembrar dos perigos que a raça humana já enfrentou e dos que nos aguardam conforme mergulhamos de cabeça no século XXI...






It´s Evolution Babe !!!


Um comentário:

Perséfone disse...

Qual o papel da história?
Eis a questão, que sempre meus alunos me impõe!
Olhando nosso passado mais recente,e o longínquo,nossos problemas estruturais e conjunturais,é difícil de acreditar que essas riquezas descobertas, trarão benefícios a maioria da população brasileira.
Observamos que ainda fazemos um papel de país periférico,dentro do sistema capitalista.Percebemos que o capital financeiro internacional,controla regras do nosso mercado.E que,principalmente,nossa ELITE,num país onde a escravidão durou 388 anos,possui uma mentalidade escravocrata,e jamais admitirá dividir ou diminuir suas riquezas, seja qual o custo que será pago,agora pela exclusão social,ou no futuro, pela destruição ecológica e todas as revoltas que a Mãe Gaia,resolver nos impor.

Mas todo o poder emana do povo,e cabe a cada um de nós decidir e contribuir para um futuro melhor.

SEJA UM SUJEITO DA SUA HISTÓRIA!