domingo, 31 de agosto de 2008

Cenouras e Chicotes

Existem basicamente dois meios de fazer com que um cavalo puxe sua carroça: o chicoteando por trás para que ele vá para frente fugindo da dor ou pendurando em sua frente uma suculenta cenoura para que ele vá para frente em busca do prazer antecipado da saciez. Temos, pois, dois pólos opostos governando o movimento de um cavalo de carroça: Repulsão e Atração, Dor e Prazer.

Para se aumentar a intensidade de tais forças irresiitíveis podemos adotar duas abordagens principais. Aumentar a dor que o chicote causa ou intensificar a fome do animal aumentando assim, indiretamente, o prazer que ele sentirá ao degustar o desejado vegetal.

Entre os homens, tal processo de gratificação e punição, muito embora seja dotado de uma maior complexidade, segue basicamente o mesmo padrão. Para se conseguir com que um homem faça algo você pode, novamente, adotar duas posturas: prometendo-lhe uma agradável recompensa ao final da tarefa (uma barra de chocolate, uma noite de sexo selvagem, um salário mínimo, uma vida feliz num eterno paraíso celestial, etc...) ou o amedrontando com terríveis ameaças (um mês de castigo, castidade involuntária, desemprego, uma eternidade de danações no fogo eterno, etc...). Novamente dois pólos: Prazer e Dor.

Todo condutor de carroça sabe que um chicote é mais eficiente do que uma vareta com uma cenoura amarrada na ponta para motivar a propulsão de seu veículo. Um cavalo não ligará para uma cenoura se ele estiver saciado, porém sempre fugirá de um doloroso açoite.

Infelizmente, homens e cavalos ainda possuem muito em comum quanto ao quesito motivação...

3 comentários:

Carlos Jannarelli disse...

Muito interessante a comparação! :)

Só acredito que estes sejam realmente mecanismos utilizados para forçar pessoas, ou animais, a fazerem aquilo que não desejam, que não têm vontade.

Acredito que a forma mais sublime de motivação, talvez a única verdadeira, vem de dentro (calma, não é um peido :P). É a vontade pessoal e instransferível de fazer algo que te faz incrivelmente feliz e realizado. E quanto mais você faz e percebe os resultados positivos, mais você aumenta o sentimento de felicidade e realização e portanto, de motivação em continuar realizando. Eu acredito que está muito ligado a utilizar seus talentos para o bem comum...
Talvez seja possível até tentar ajudar alguém com o clima e o ambiente e situações adequadas para ajudar a despertar a motivação por algo, mas ela só aparece realmente através da própria pessoa.

O que acha?
Atualizei meu blog. Depois da uma olhada lá!

Abração

Henrique Fogli disse...

Amém!!!

Mel disse...

Muito bom, Dude.
Comparação bacanérrima. =]
Beijoca!