segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A Seta Dourada

No ano de 1984 imaginado por George Orwell em seu romance "1984", os cidadões das nações eram escravizados pelo sistema através de uma política de guerra entre superpotências. Todo sofrimento causado por longas jornadas de trabalho com escassos benefícios e qualidade de vida era ofuscado pelo medo e ódio gerados pela guerra mundial constante. No mundo real de 2008, todo o sofrimento infringido ao planeta e seus habitantes é anestesiado por uma epidemia contagiosa de consumismo desenfreado. Com o final da Segunda Gerra Mundial, os "Big Brothers" da vida real bolaram uma estratégica diferente do Big Brother do romance de Orwell, porém com a mesma eficiência em realizar lavagem cerebral em seus escravos ao ponto de eles mesmos contribuírem para manterem o sistema vivo. Ao menos até que uma anomalia prejudique o sistema o suficiente para permitir que novos sistemas, mais eficientes e menos agressivos para o cidadão e o planeta, se desenvolvam ou então um colapso ecológico leve a raça humana à extinção...



3 comentários:

Carlos Jannarelli disse...

Não consegui ver flash, mas não poderia concordar mais com o texto!
Acho que continuamos vítmas da famosa política do pão e circo. O que permite inclusive que seja possível existeir alguns lugares apenas com o circo e outros até sem nenhum e todos nós seguimos nossas robóticas vidas fingindo que não vemos ou tentando nos convencer de que não podemos fazer nada... Eu sou um destes, tentando me livrar desta lavagem cerebral, tentando buscar alternativas, mas está difícil. Espero conseguir... Não posso nem dizer que estou fazendo o meu melhor para isso por enquanto... :)

Anônimo disse...

isto me faz lembrar daquele último termo da equação de drake... toda civilização "inteligente" se auto distroi... =(

Eslley Scatena disse...

Por isso eu espero que o Huxley tenha acertado mais do que o Orwell
=)