sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Computação Quântica

Parece que, contra todas as expectativas dos físicos, ontem foi anunciado ao mundo o funcionamento do primeiro computador quântico. Estamos vivenciando um marco na história humana, um salto tecnológico de proporções (quase) inimagináveis.

O princípio de funcionamento de um computador quântico baseia-se na característica notável de sistemas microscópicos de, por assim dizer, "seguir inúmeras trajetórias simultâneamente".

Tal interpretação da Mecânica Quântica (que por sua vez é uma teoria criada para interpretarmos os dados obtidos experimentalmente) foi formulada pela primeira vez por Richard Feynman, famoso físico teórico do século XX. O que aprendemos estudando tal interpretação é que, na natureza, tudo se dá como se as partículas percorrem mais de uma trajetória simultâneamente, a medida que o sistema em questão evolui no tempo. E tais trajetórias, ou histórias, podem interagir entre si. Quando analisamos tais trajetórias paralelas, dizemos que elas estão em uma superposição quântica. Apenas quando fazemos uma medida, isolamos uma determinada história, e podemos voltar a falar em posição, ou velocidade, da partícula.

A computação quântica explora esta característica, fazendo com que uma superposição quântica de bits, denominada quantum bit, realize DIVERSAS operações simultaneamente, sendo o resultdo lido no final do processo. Como o resultado lido é probabilistico, assim como a historia que observamos ao realizarmos uma medida de posição numa partícula em superposição quântica, tal processo é realizado diversas vezes, e aquela mais frequente será o que acabará sendo utilizado como resposta.



O paralelo da computação quântica, ou seja, processamento de informação utilizando a evolução temporal de um sistema físico, com a própria evolução temporal da natureza, me faz pensar sobre a idéia de que a natureza, os átomos, todas as partículas parecem, sob esta perspectiva, muito mais um fluxo de informação do que qualquer outra coisa.

Podemos, afinal, estarmos realmente vivendo numa Matrix Computação. Mas talvez esta seja a única forma de viver neste Universo.

4 comentários:

D. disse...

Ele e seu raio de luiz passando por cima de nós e formando momentos!

(em todo caso vou ter que ler mais sobre esse novo computador)

Anônimo disse...

O futuro é agora *_*

Will disse...

é verdade!
eu já comprei o meu na m&m santos informática!
muito bom!
trava um pouco com windows... mas... pra windows, sabe como é... não tem computador quantico q suporte!

Anônimo disse...

não entendi, desenha pra mim?! ehehehehehehe