quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Chaves Mnemônicas

Desde criança, uma habilidade que me é muito útil é a criação de chaves lógicas de memória. Tal artifício me faz lembrar até hoje, 14 anos depois, respostas de, por exemplo, uma prova de geografia da terceira série, a saber: "carnaúba e babaçu", "Vitória, Santa Catarina e São Luis " e "a capital de Pernambuco é Recife".

Uma chave lógica nada mais é que uma figura ou simbolo que inventamos, que seja "nonsense" o suficiente para a nossa mente lembrar facilmente E esteja devidamente acoplada à idéia que queremos lembrar.

No exemplo de "Recife é a capital de Pernambuco" simplesmente imaginamos o simbolo das Pernambucanas com um pequeno Recife em sua fronteira. Você dificillmente esquecerá esta imagem bizarra e a informação associada à ela.

Você pode também encaixar mais de uma idéia em uma mesma chave lógica, como por exemplo imaginar um gato vestido de Don Corleone para lembrar que você tem que comprar comida de gato e alugar a trilogia O Poderoso Chefão(Godfather).

Mantendo uma rotina saudável de indexar idéias através de chave de memória, acredito que você poderá maximizar a capacidade de processamento e armazenamento de informações do seu cérebro.

Boa sorte !

Um comentário:

Perséfone disse...

YES!
A memória é sempre seletiva!Só nos lembramos de coisas que realmente tenham significados importantes para nós.
E como sou extremamente subjetiva,sempre me lembrarei de você,e te amarei com todo o meu coração,pois você já tem um papel muito importante na minha vida interior.
Espero manter sempre um laço estreito com tudo aquilo que nós liga.
Amo as idéias,que promovem mudanças e nos aproxima e,mas por trás delas há sempre o homem,de carne e osso,e ele sempre me comove muito mais!
Beijos,eternos!
Ló!