domingo, 3 de fevereiro de 2008

Carnalendário

"Mas que beleza, em fevereiro (em fevereiro) , tem carnaval (tem carnaval) ..."

Mas, que dia de fevereiro ?

Ah, isso depende do ano.

Como assim ?

Bom, o dia que marca o fim das festividades do carnaval, a quarta-feira de cinzas, marca também o início da quaresma. Sabendo-se o dia que iniciará a quaresma, podemos saber que dia será o carnaval.

O que é a quaresma ?

É o período de quarenta dias que antecede a páscoa. É um período de provações religiosas que têm como propósito renovar e preparar o espírito para a celebração da ressureição de Cristo, que é a páscoa.

Então o carnaval serve como uma preparação para tal período de provações e, por que não dizer, privações religiosas que é a quaresma ?

Bom, nem todos participantes do carnaval participam da quaresma, mas acho que a idéia inicial era essa mesma. Apesar do carnaval ser uma festa pagã, de não fazer parte da tradição católica, acredito que a fixação de sua data é um exemplo claro da política de unir o útil ao agradável.

Ou seja, resumindo, a data do carnaval é determinada pela quaresma que, por sua vez, é determinada pela páscoa.

É isso ai.

E o que determina o dia da páscoa ?

Bom... Acredita-se que a ressurreição de Cristo ocorreu numa lua cheia, em pleno equinócio de primavera. Assim, a idéia inicial era encaixar a páscoa num dia que estes dois eventos ocorressem simultâneamente em cada ano. E isso não se dá sempre no mesmo dia. Começa a ver onde começa as dificuldades em se fixar tal data ?

Posso imaginar.

Uns trezentos anos depois da morte de Cristo, foi estabelecido então que a Páscoa ocorreria no primeiro domingo depois da primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de primavera.

Um tanto complexa a definição, não ?

Se ela funcionasse seria simples. Porém, como o que determina o equinócio de primavera é o movimento da Terra ao redor do Sol somente e as fases da lua dependem de um fator a mais, que é o movimento da lua ao redor da Terra, tal definição, definido às discrepâncias entre os períodos de tais órbitas, colocava a páscoa cada vez mais pra frente, cada vez mais perto do verão.

Que coisa...

No final, tiveram que criar um novo calendário com a ajuda dos melhores astrônomos da época, que é o calendário que utilizamos atualmente, onde a data da páscoa era determinada de uma forma diferente. Era baseada no movimento de uma lua fictícia.

Como é que é ?

Sim, tiveram a idéia de criarem uma lua imaginária com um movimento tal que sua lua cheia sempre caia bem próximo do equinócio de primavera. Assim sendo, mesmo que a lua verdadeira esteja crescenta, nova ou minguante, tal lua imaginária sempre estará cheia perto do equinócio. Desta forma, conseguiram fixar a páscoa dentro de um período de um mês aproximadamente. Nunca antes do dia 22 de março, nunca depois do dia 25 de abril.

...

Ei, não me olhe com essa cara. Não fui eu quem criou o calendário ! Estou apenas passando adiante a informação.

"Sou flamengo e tenho uma nêga chamada Tereza (Sou flamengo e tenho uma nêga chamada Tereza) "

Um comentário:

Anônimo disse...

Mentira! Foi você sim sinhô xD
hahahahahaha
Mas fala sério... que confusão, não? Lua imaginária, equinócio, yada yada... seria mais fácil estipular uma data fixa e pronto.
Esse povo que gosta de complicar as coisas, não? ¬¬'
hehehehehe
Beijo beijo ;*******************