domingo, 8 de outubro de 2006

Papai "Parlov" Noel

Desde pequenos somos presenteados. É aniversário, dia das crianças, natal, dia do meu ovo... Qual é, afinal, a finalidade de tantos presentes ? Estimular o capitalismo exacerbado, diriam alguns... eu tenho uma outra teoria.

Quando queremos recompensar um cachorro por um truque novo que ele aprendeu, costumamos dar um biscoito para ele. Pois me parece que com o Homo Sapiens as coisas são um pouco diferentes. Eles presenteam regularmente a prole, sem motivo algum. Não importa muito se os rebentos foram ou não bons meninos durante o ano, o presente meio que já é garantido. Assim, os homo sapiens são acostumados a sempre serem presenteados. Quando a vida adulta chega, eles sentem uma grande lacuna nas regiões mais profundas da psiquê. Presentes, presentes, presentes.. onde eles estão ? Assim, fica fácil para outro homo sapiens controla-lo, ou conseguir a empatia do mesmo. "Desculpe a mancada, comprei um presente para me redimir", "Quer namorar comigo ? Eu enchi o seu apartamento de rosas", "Vou ficar com um cara que tenha carro, para ele me levar para casa. Se ele tiver dinheiro mesmo, quem sabe eu não dê pra ele ?". "Preciso comprar um Whiskie para o meu chefe."

Senta, deita, rola. Se finge de morto... Bom garoto !

Nenhum comentário: