domingo, 24 de fevereiro de 2008

Fetiche Bissexual Reprimido

Mulher de amigo meu pra mim é homem.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

A mulher do mitômano

- Foi mal Marcão, não vou poder ir ao jogo com vocês. Peguei uma gripe ferrada, vou ficar de cama. - Ao dizer tais palavras ao telefone, Roberto observou o ar gélido que Alice dirigiu em sua direção. Um par de olhos claros, penetrantes, que agilmente se levantaram do grosso volume de psicologia para o fitarem em evidente tom de reprovação. Desviou rapidamente o olhar enquanto se despedia do amigo. Se virou para a esposa, após retornar o fone ao gancho, com a certeza de que aqueles olhos ainda estavam voltados para a sua pessoa com uma temperatura que arrepiaria os pêlos da nuca de um esquimó.
- O que foi ?
- Nada. - O olhar glacial retornou ao livro num piscar de olhos.
- Alice, eu te conheço muito bem. Você estava com o olhar zero absoluto de novo.
- Se você me conhece tão bem, nem preciso dizer o que penso, não é mesmo ? Gostaria de conseguir esconder meus pensamentos de você do mesmo jeito que você esconde uma "gripe ferrada" de mim.
- Mas Alice, eu já disse que não sou mitômano! - Roberto contou, mentalmente e rapidamente, até dez. Sempre tinha que se esforçar para controlar sua raiva quando Alice dirigia seu afiado sarcasmo em sua direção. - Achei que você queria ir ao cinema comigo.
- Receio que não vamos poder. Melhor ficarmos em casa, eu faço um chá e ficamos a noite inteira debaixo das cobertas assistindo algum programa no Discovery Channel, que tal ? - Alice ostentava um leve e discreto sorriso que durou exato um segundo e meio.
- Alice, eu não estou gripado ! - Ele sabia que entregava numa bandeja prateada o tão esperado prêmio de Alice: sua confissão.
- Ora, quer dizer que você mentiu para o seu bom amigo Marcão ? Achei ter ouvido algo sobre você não ser nenhum mitônamo. Ah, mas que bobagem a minha. Nada mais natural para um mitônamo dizer que NÃO é um mitônamo. - novo sorriso.
- Alice, quantas vezes vamos bater na mesma tecla ? Já conversamos sobre o papel da mentira na nossa sociedade como um apaziguador social, como uma ferramenta indispensável na aparação das arestas dos conflitos sociais. Como algo ao qual cedo ou tarde precisamos recorrer para evitar certos tipos de constrangimento.
Alguns segundos se passaram, Alice respirou profundamente e relatou a história de um primo seu que era mitômano. Descreveu como ele se utilizava de mentiras e fantasias, desde criança, como uma forma de valorizar seu ego perante as pessoas. Com lágrimas nos olhos, diz que se arrepende de nunca ter conversado com ele sobre isso, principalmente depois de descobrir, um ano após seu suicídio, que depressão e tendências suicidas estão frequentemente associadas com mitomania. Não demorou muito tempo para Roberto telefonar ao seu amigo e contar o verdadeiro motivo que o impedia de ir ao jogo. Os olhos marejados de emoção de Alice possuíam um efeito maior sobre ele do que os gélidos, e ela sabia disso. Não pôde deixar de conter um sorriso, enquanto secava seus olhos no espelho do banheiro, ao pensar na ironia que era tentar curar um mitômano se utilizando de uma mentira deslavada. Era como tentar curar um fumante crônico soprando fumaça em sua cara, ela sabia, mas nunca havia tido nenhum suicida em sua família e não estava disposta a começar a ter.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Carnalendário

"Mas que beleza, em fevereiro (em fevereiro) , tem carnaval (tem carnaval) ..."

Mas, que dia de fevereiro ?

Ah, isso depende do ano.

Como assim ?

Bom, o dia que marca o fim das festividades do carnaval, a quarta-feira de cinzas, marca também o início da quaresma. Sabendo-se o dia que iniciará a quaresma, podemos saber que dia será o carnaval.

O que é a quaresma ?

É o período de quarenta dias que antecede a páscoa. É um período de provações religiosas que têm como propósito renovar e preparar o espírito para a celebração da ressureição de Cristo, que é a páscoa.

Então o carnaval serve como uma preparação para tal período de provações e, por que não dizer, privações religiosas que é a quaresma ?

Bom, nem todos participantes do carnaval participam da quaresma, mas acho que a idéia inicial era essa mesma. Apesar do carnaval ser uma festa pagã, de não fazer parte da tradição católica, acredito que a fixação de sua data é um exemplo claro da política de unir o útil ao agradável.

Ou seja, resumindo, a data do carnaval é determinada pela quaresma que, por sua vez, é determinada pela páscoa.

É isso ai.

E o que determina o dia da páscoa ?

Bom... Acredita-se que a ressurreição de Cristo ocorreu numa lua cheia, em pleno equinócio de primavera. Assim, a idéia inicial era encaixar a páscoa num dia que estes dois eventos ocorressem simultâneamente em cada ano. E isso não se dá sempre no mesmo dia. Começa a ver onde começa as dificuldades em se fixar tal data ?

Posso imaginar.

Uns trezentos anos depois da morte de Cristo, foi estabelecido então que a Páscoa ocorreria no primeiro domingo depois da primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de primavera.

Um tanto complexa a definição, não ?

Se ela funcionasse seria simples. Porém, como o que determina o equinócio de primavera é o movimento da Terra ao redor do Sol somente e as fases da lua dependem de um fator a mais, que é o movimento da lua ao redor da Terra, tal definição, definido às discrepâncias entre os períodos de tais órbitas, colocava a páscoa cada vez mais pra frente, cada vez mais perto do verão.

Que coisa...

No final, tiveram que criar um novo calendário com a ajuda dos melhores astrônomos da época, que é o calendário que utilizamos atualmente, onde a data da páscoa era determinada de uma forma diferente. Era baseada no movimento de uma lua fictícia.

Como é que é ?

Sim, tiveram a idéia de criarem uma lua imaginária com um movimento tal que sua lua cheia sempre caia bem próximo do equinócio de primavera. Assim sendo, mesmo que a lua verdadeira esteja crescenta, nova ou minguante, tal lua imaginária sempre estará cheia perto do equinócio. Desta forma, conseguiram fixar a páscoa dentro de um período de um mês aproximadamente. Nunca antes do dia 22 de março, nunca depois do dia 25 de abril.

...

Ei, não me olhe com essa cara. Não fui eu quem criou o calendário ! Estou apenas passando adiante a informação.

"Sou flamengo e tenho uma nêga chamada Tereza (Sou flamengo e tenho uma nêga chamada Tereza) "